O eterno novato

Song “RooKie” Eui-jin foi uma promessa da LCK que ganhou a competição e resolveu mudar de região, se aventurando pela LPL que ainda dava seus primeiros passos como liga. Porém isso custou muito, visto que saiu como um dos grandes nomes da LCK e na LPL custou anos até ganhar seu primeiro troféu. Tudo isso enquanto via seu “nemesis” de posição, Faker ganhar tudo. Não foi fácil para ele, até que em 2018 ele finalmente conquistou o seu tão sonhado troféu mundial, e entrou para a história do LoL como um dos maiores midlaners de todos os tempos.

RooKie nunca pensou em ser proplayer, muito pelo contrário ele pensava que seria cantor, e é muito comum ver trechos de entrevista na qual ele mostra esse talento que possui. E então ele conheceu o League of Legens através de um amigo, que falou que era um jogo muito divertido e que ele gostaria. Não deu outra RooKie se apaixonou pelo jogou e começou a jogar com grande frequência, todo tempo que ele tinha depois da aula gastava jogando com os amigos, e foi depois disso que a KT contatou ele para ser um dos seus jogadores. Ele duvidava de sua qualidade, mas se um time havia oferecido uma vaga, ele deveria ser bom.

Ele tinha apenas 16 anos na época quando entrou na KT Rolster Arrows, junto com outro jogador muito conhecido, KaKAO. Já na sua primeira temporada ele fez algo que pouquíssimos naquela época conseguiram, solar o Faker. Faker que já nessa época era tido como uma das grandes promessas da liga, e já possuía uma qualidade impar. Apesar de tudo não conseguiram sair campeões desse split, mas mostraram que eram uma força a se temer. E então no split de verão de 2014 eles foram conquistando cada vez mais seu espaço, nos playoffs venceram da NaJin White, ganharam da SKT e enfrentariam a Samsung Blue, seria agora que eles provariam sua verdadeira força?

A série foi disputada, foi para o jogo 5, e num jogo muito disputado a KT acabou ganhando e levando o troféu, o primeiro de RooKie, e o que ele não sabia que seria o único por muitos anos. Porém mesmo sendo campeões eles acabaram ficando de fora do Worlds, visto que perderam para NaJin nas finais do regional, e a KT se tornou o primeiro campeão do split de verão que não participou do Worlds. Isso doeu muito em RooKie, que apesar de tudo era tido como um dos grandes nomes da liga, ao lado de Faker, além de que o RooKie um dos poucos que conseguia bater de frente contra o Faker.

Então foi após o fim do Worlds 2014, que o RooKie começou a fazer história, junto com o seu jungler KaKAO eles foram um dos primeiros jogadores que trocaram de região, indo jogar na LPL. Ele chegou a falar em entrevista que estava interessado na proposta, e se tivesse o KaKAO do seu lado achava que se sairia bem, e os bons resultados eram garantidos. Além de que ele via muitos jogadores chineses na soloq coreana, e os achava relativamente fracos então acreditava que conseguiria dominar a liga assim que chegasse, e teria uma passagem para o Worlds garantida. A realidade foi muito diferente.

Todos pensavam que se o RooKie batia de frente com os times fortes da Coréia no seu primeiro ano, pra ele China seria extremamente fácil. E isso não só com ele, mas com todos os coreanos que migraram para a LPL naquela época, visto que era tido como uma região muito menos competitiva que a LCK.

Ele entrou na IG, que era uma das organizações mais tradicionais da China, que era datada até mesmo antes do LoL, eles nunca haviam ganhado um titulo doméstico nessa época, porém eles possuiam muito dinheiro, então resolveram investir em imports, RooKie e KaKAO vieram nessa leva. Porém mesmo o time encaixando relativamente cedo e se fixando no meio de tabela, eles ainda não conseguiam bater de frente com a EDG, que vinha sendo dominante. Nos playoffs eles acabaram pegando a EDG e perderam de 3-0, numa série muito dominante pela EDG. Essa seria a primeira de muitas derrotas na carreira do RooKie que viriam a frente.

No próximo split eles estavam melhores e conseguiram conquistar o seed 3 da fase regular, e vinham confiantes, e apesar de não conseguirem conquistar o campeonato acabaram conquistando a vaga de terceiro lugar, num 3-1 contra a EDG. Mesmo agridoce, foi uma pequena vitória para o RooKie. Então no Worlds de 2015 a IG finalmente conseguiu uma vaga, sendo o terceiro seed da região, mas nem tudo são rosas nessa vida, e apesar de os especialistas afirmarem que a IG tinha caído no grupo mais fácil daquele Worlds, acabaram se saindo muito mal e perdendo para todos os times do grupo. E mesmo fazendo um ótimo jogo final contra a C9, não havia mais chance de classificação, então apenas mostraram que poderiam sim disputar a vaga para a próxima fase se não tivessem tido um começo tão ruim.

E enquanto isso seu “nemesis” Faker, o qual havia continuado na LCK vinha jogando muito bem e conquistando os troféis da LCK, além de levantar o troféu do Worlds nesse ano. Será que se o RooKie tivesse continuado na LCK isso teria sido diferente?

Após o Worlds 2015, a IG sofreu grandes mudanças de rooster, além do RooKie ver seu amigo de time KaKAO sair dele também. E foi aí que os anos difíceis de RooKie começaram, tentaram fazer times envolta dele, mas nenhum no fim se pagava. Foi um ano duro para ele, saiu da Coréia como o possível “próximo Faker”, e agora estava num time que não conseguiria nem a classificação pro Worlds. E enquanto isso Faker se solidificava como o maior player de LoL de todos os tempos, ganhando dois títulos de Worlds, feito único.

Em 2017, a maioria dos players coreanos que haviam migrado pra China haviam voltado, visto que o que “segurava” eles era o dinheiro, e agora a LCK havia muitas melhores propostas. Porém RooKie continuou, e não só na liga, como no mesmo time, ele confiava na IG e era nesse time que ele queria fazer história. E apesar do rooster da IG sempre ser relativamente mediano, RooKie sempre jogou em alto nível, tudo que ele precisava era alguém para acompanha-lo lá. Nesse ano eles ficaram uma série de se qualificarem para o Worlds, porém a vaga acabou ficando com a WE, mais uma vez RooKie batia na trave.

Porém RooKie tinha feito sua decisão, seu lugar era na LPL, ele até havia aprendido mandarim, ele sabia seu lugar. E foi por isso que a própria China o “adotou” como um dos seus, os fãs cada vez mais cresciam, e o carinho pelo jogador também.

Foi então em 2018 que as coisas começaram a mudar, eles adquiriram o talentoso JackeyLove, mas não foi só ele, eles possuíam um toplaner coreano novato que deu muito o que falar, o TheShy. TheShy que escolheu esse nome apenas por conta de um de seus ídolos da LCK, o toplaner Shy. Numa época que a solo lane era vital pro meta, TheShy foi a mina de ouro da IG, talentoso e como uma mecânica de poucos, e a IG então finalmente decolou na liga, só havia um time que conseguia para-los, a RNG de Uzi.

Mas uma tragédia aconteceu nos playoffs, o toplaner TheShy acabou se machucando, e o time sem a mesma potencia acabou perdendo nas semifinais, o que deixou RooKie arrasado. De outro lado, uma lenda conquistava seu primeiro troféu domestico, Uzi. No split de verão a história se repetiu, apesar de serem um ótimo time, novamente quem levou o troféu foi a RNG, mas dessa vez a IG perdeu na final apenas.

Contudo apesar da derrota a IG se classificou para o Worlds, que para o RooKie a última vez havia sido lá em 2015, o projeto a longo prazo de continuar no time finalmente estava dando resultados. Um jogador desse calibre ficar 2 anos fora de competições internacionais deve-o ter machucado, mas tudo valeria a pena.

O Worlds ainda seria na sua terra natal, na Coréia estava tudo escrito para ele escrever a história, e diferente da ultima vez tudo se alinhou, o time estava jogando bem e as vitórias vinham, e após ficarem em segundo no grupo enfrentariam a KT nas quartas de finais. Ele teria que enfrentar o time que o revelou, e deu o primeiro título doméstico. A KT que era uma das favoritas ao título junto da RNG, seria um confronto muito difícil para a IG. Estava sendo um série fácil de 2-0, porém a KT conseguiu tornar 2-2 e o jogo 5 decidiria tudo.

Mas no fim deu tudo certo e a IG conseguiu a vitória, nas semifinais enfrentariam a G2 que vinha dominando a Europa, porém foi um 3-0 que mostrou a qualidade do time. Nas finais enfrentariam a Fnatic que havia ficado em primeiro no seu grupo, porém não havia como questionar a força da IG, então o 3-0 fácil veio, e o RooKie finalmente conquistaria o título que tanto mereceu, era campeão mundial.

Durante o discurso de campeão RooKie agradeceu todos os fãs, e os torcedores que ficaram do seu lado mesmo nos tempos difíceis, e tudo isso em mandarim mostrando que a China era sua segunda casa, e que a decisão de continuar lá, mesmo quando os outros coreanos voltaram para a LCK era a certa em seu coração.

No split de 2019 RooKie conseguiu seu primeiro titulo doméstico na China, algo que desde 2015 quando havia sido transferido para a LPL ansiava. Já no Worlds de 2019 apesar de serem uma grande força não conseguiam bater de frente contra a FPX, e acabaram caindo nas semifinais. Porém o principal RooKie já havia conseguido, um título mundial e títulos domésticos (na Coréia, e na China).

A história de RooKie não foi fácil, saiu da Coréia como uma das promessas e ficou anos sem ganhar nada, porém nunca desistiu. Ele se acostumou em perder para que pudesse ganhar, sempre continuando. Viu Faker ganhar inúmeros títulos, enquanto ele ansiava apenas pelo seu primeiro na China, talvez a história tivesse sido diferente se continuasse na Coréia, talvez o Faker não teria todos esses títulos, mas isso fica apenas no talvez, a realidade foi dura para o RooKie, mas que conseguiu dar a volta por cima.

Questionado sobre mudar seu nome após vencer o Worlds, RooKie falou que até pensou em mudar para “Veteran” (Veterano), porém não o fez porque teve medo que alguns fãs esquecessem quem ele é, por isso continuará sendo o nosso eterno novato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s