Destaques da semana 1 da LCS 2021 Summer Season

O segundo split da LCS começou na última sexta-feira (04), e com ele vieram algumas surpresas e mudanças. Começando pelas mudanças, citamos o fato de agora o histórico de vitórias ser acumulativo, ou seja, as vitórias da temporada regular do primeiro Split ainda influenciam na tabela do segundo e, também, a volta das equipes aos estúdios da LCS em Los Angeles.

Já sobre as surpresas, podemos ver times como Immortals e Golden Guardians batendo grandes favoritos – neste caso foram 100 e C9, respectivamente. Outro grande confronto que devemos destacar, é o clássico TSM vs Team Liquid, que sempre gera muita empolgação nos espectadores da liga.

LoL: LCS Rebranded Signifies a New Direction - Esports

TSM x Team Liquid:

A promessa para a partida de abertura do 2° Split era de um jogo de equipes de um nível muito parecido. O histórico do confronto já mostrava isso, 14 vitórias para cada lado, como também os resultados da temporada anterior (12-6 para ambos). Tudo demonstrava que seria um jogo sem favoritos e difícil para as duas equipes.

O draft já mostrou algumas diferenças nas equipes, a Team Solo Mid trouxe Viego nas mãos de PowerOfEvil, algo muito diferente da última temporada da liga, onde o mid laner jogava com escolhas mais defensivas na rota do meio. Já a Liquid continuou na sua zona de conforto, trazendo o Lee Sin top – escolha muito comum depois do Mid-Season Invitational.

O jogo começou como o esperado, as duas equipes se respeitavam muito e a partida ficou lenta até os 16 minutos onde, em uma boa jogada de Sword Art, a TSM começa a ter o controle da partida. Isto pode ser confirmado mais a frente, aos 22min a equipe de Reginald conseguia o soul point e já encaminhava a sua vitória que, minutos a frente parecia ainda mais garantida com outra boa jogada de Sword Art que culminou em 4 abates e barão para a Team Solo Mid. Toda essa pressão gerada facilitou para que o time conquistasse o dragão ancião e outro barão aos 35minutos, mesmo com tudo isso a TSM sofria para terminar a partida, em um momento de ansiedade a equipe tentou forçar a base da TL e tomou um ace, algo que, na verdade, não influenciou muito a partida já que, dois minutos depois, a equipe de PowerOfEvil garantiu o segundo dragão ancião e o terceiro barão que, neste ponto, decretava a vitória a equipe comandada por Bjergsen aos 44min de partida.

Cloud9 x Golden Guardians:

O confronto entre C9 x GG trazia muitas dúvidas, pelo lado azul e branco as questões eram sobre o nível do time pós MSI e adaptação ao novo adcarry: K1ng. Já pelo lado do Guardians, que também havia feito mudanças no elenco, a questão era mais sobre a pressão sob a equipe, isto pois o time já traz consigo o histórico de péssimas colocações e pode, futuramente, sofrer a exclusão da liga pela falta de competitividade.

O draft da partida mostrava o que os dois times estavam dispostos a fazer: Cloud9 tentando trazer picks novos e escolhas popularizadas durante o Mid-Season Invitation. Enquanto a Golden Guardians tentava fazer algo mais seguro, fazendo escolhas mais baseadas na zona de conforto dos jogadores.

A partida começou muito movimentada ao redor da rota inferior, ambas as equipes não abriram mão dos objetivos e começaram a lutar cedo. No começo as lutas estavam a favor da GG, porém isto não durou muito tempo, aos 18minutos a equipe de Perkz conseguiu dar um ace perdendo apenas um jogador. A partir daí, a C9 parecia que ia controlar o jogo sem muitas dificuldades, até que aos 23min a Golden Guardians consegue vencer uma luta pelo dragão, garantindo o soul point e continuando viva na partida. Mas mesmo com todo o esforço de Solo e companhia, a Cloud9 continuava a se manter na frente, usando essa vantagem para começar um barão escondido, na tentativa de contestar a GG perde 3 jogadores e o barão fica para a C9. Com o objetivo em mãos a equipe azul e branca começa a abrir toda a base inimiga, de maneira até que fácil, isto até aos 33min onde a Guardians vence uma luta ao redor da rota superior, luta essa que garante a alma de oceano para a equipe e os deixa vivos no jogo. Poucos minutos depois a equipe comandada por Mithy tenta de novo tomar as rédeas da partida indo para o barão, a tentativa de contestação da GG gera lutas ao redor da rota do meio que duraram cerca de 40s pelo mapa e, de maneira imprevisível, a Guardians garante 3 abates e parte para a rota do meio para tentar a vitória, tentativa que deu certo e, após 37minutos de jogo, a equipe que veste amarelo e preto garantiu uma vitória totalmente inesperada contra os atuais campeões do torneio.

Cloud9 x 100 Thieves:

O segundo dia trouxe um confronto muito esperado: Cloud9 x 100T tinha tudo para ser uma grande partida, as duas equipes entraram na competição sendo consideradas favoritas a briga por título, porém, começaram o campeonato com derrotas para equipes consideradas de meio/baixo da tabela.

O draft mostrava um jogo aberto, os dois times tinham composições fortes para lutas e ideias parecidas para o jogo. A C9 apostava em um engage mais rápido e explosivo, enquanto a 100T se preocupava em lutar no kiting, algo muito fácil de se executar com Braum e Karma.

A partida começou bem agitada com os dois times buscando lutas a todo momento, logo aos 2 minutos Ssumday conseguiu um abate solo contra Fudge e, poucos segundos depois, Closer garantiu um abate em Perkz durante um counter-gank na rota do meio. Toda essa pressão inicial gerada pela equipe vermelha deu muitos resultados, um deles foi o domínio do rio pela parte inferior do mapa, tudo que a C9 tentava era impedida por membros da equipe inimiga que, logo aos 11min, já acumulava 6 abates a 0 e 4,7k de gold na vantagem. Sabendo das forças da sua composição no mid-game, mesmo em desvantagem, a equipe azul e branca tentou forçar lutas para voltar pro jogo, uma delas aos 17min que parecia estar dando certo, porém, em uma bela coordenação de campo, FBI e Huhi conseguiram virar a fight e controlar ainda mais a partida. Aos 20min, após outra tentativa errada de forçar luta da C9, o time inimigo conseguiu 2 abates e o barão e, com isso, depois de 24minutos de puro domínio a 100T venceu a partida.

FlyQuest x Evil Geniuses:

No terceiro dia, nenhuma partida além de C9 x TL parecia chamar a atenção. Mas Flyquest e Evil Geniuses, além de se degladiarem por (quase) exatos 52min, protagonizaram uma das partidas mais divertidas do fim de semana.

O draft trouxe escolhas comuns ao meta, como o Rumble (Svenskeren) e o Ezreal (Danny), mas também houveram surpresas: a Tristana foi usada como pick flexível para Jiizuke na midlane, enquanto o Lee Sin, habituado à rotas solo pós MSI, voltou a selva com o argentino Josedeodo.

A partida foi sangrenta em abates e muito disputada desde o primeiro momento. O level 1, que acabou se estendendo até os quase 2min30, foi vantajoso para a Flyquest, mas as vantagens abertas na botlane foram o suficiente para que a EG ficasse na frente durante a maior parte do jogo. Com a vantagem que havia no topo, a Flyquest começou a conseguir pickoffs importantes, habilitando a Zoe de Palafox na partida. E, como em todo bom esporte de desempenho (eletrônico ou não), quem não faz, toma. Mesmo expondo o nexus inimigo, a Evil Geniuses não foi capaz de finalizar a partida; com um ace limpo aos quase 50min, o time de Licorice, Josedeodo e companhia finalizou a partida.

Os destaques do primeiro fim de semana ficaram para TL, TSM e IMT. A Liquid surpreendeu a todos promovendo o top laner Jenkins, jogador do time academy, no lugar de Alphari para os dias 2 e 3. Já as equipes da IMT e TSM começaram o campeonato de maneira impressionante garantindo um final de semana com 3 vitórias.

A LCS volta na próxima sexta-feira (11), às 19h no horário de Brasília, com um excelente jogo para abrir o dia entre TSM x 100. Vocês poderão acompanhar o resumos das próximas semanas aqui na PlayerBR ao decorrer do Split.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s